sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Motos causam maioria dos acidentes na capital


Motos causam maioria dos acidentes na capital

VEÍCULOS SÃO RESPONSÁVEIS POR 65% DOS ACIDENTES EM NATAL, COM GRAVES SEQUELAS PARA AS VÍTIMAS. EXPANSÃO DAS VENDAS E IMPERÍCIA DOS CONDUTORES FORMAM UMA COMBINAÇÃO LETAL

Contran exige Curso e uso de equipamentos de segurança
A cada uma hora e vinte minutos uma nova vítima de acidente de moto chega ao Hospital Walfredo Gurgel. Boa parte em estado grave. Só em 2012, foram registradas cerca de 9 mil entradas na emergência da unidade por passageiros ou condutores. São 18 novos pacientes por dia. E os índices tendem a crescer, assim como a venda de motocicletas. O setor automotivo está otimista para 2013. Menos que o medo, pesa na compra o desejo de ir e vir a qualquer hora – depender do transporte público não é fácil - e o preço, bastante inferior ao de um carro.

Em 2012 houve uma queda superior a 13% na aquisição de motocicletas no Rio Grande do Norte. Esta variação negativa, porém, tem relação direta com a restrição ao crédito. Hoje a frota estadual destes veículos de duas rodas está em 315.748 unidades. Já o número de acidentes, permaneceu praticamente estável de um ano para o outro, segundo dados dos órgãos estaduais e federais de trânsito. Nas rodovias federais, por exemplo, foram registrados 1.144 acidentes em 2011 e 1.140 em 2012, uma queda inferior a 0,4%.

Extraoficialmente, no entanto, um avanço em número de vítimas aparenta real. O médico ortopedista Tiago de Medeiros Almeida afirmou que notou um crescimento muito claro não só no número de ocorrências, mas também na gravidade. Para o ortopedista, o que tem piorado a situação é a disseminação das motonetas de 50 cilindradas, nas quais condutores e caronas, muitas vezes adolescentes ou adultos sem habilitação, andam em alta velocidade e sem os equipamentos de segurança.
De acordo com a PRF, em 2011, estes veículos de baixa cilindrada, chamados oficialmente como ciclomotores, se envolveram em 66 acidentes nas rodovias federais, dos quais 10 tiveram vítimas de morte instantânea. Outros 44 deixaram feridos - que podem até ter vindo a falecer no hospital ou a caminho dele. Os números parecem baixos, mas traduzem o que o médico notou empiricamente. O avanço de vítimas fatais nestas motonetas foi de 78% em comparação com 2010.
.....................
Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passa a exigir que os motofretistas de todo o país, a partir do dia 2 de fevereiro, tenham um curso de 30 horas e equipem o veículo com antena contra linha de pipa, protetor de perna e usar fitas refletivas na lateral e no baú do veículo, além de vestir um colete. A multa para aqueles que não seguirem as novas regras variam de R$ 85 a R$ 191 e os motofrentistas podem até ter a carteira suspensa. 
Para se adequar a estas mudanças, o próprio Detran do Rio Grande do Norte está oferecendo, em parceria com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), um curso gratuito para os profissionais potiguares. As aulas da primeira turma começaram na última segunda-feira, 4. Além dos técnicos do Detran e do Sest/Senat, policiais militares foram cedidos pelo Governo ao Estado para serem instrutores e atenderem toda a demanda. 

A expectativa, de acordo com o chefe de gabinetes do Detran, Manuel Ferreira, é formar os 15 mil profissionais entres motofrentistas e mototaxistas presentes no Estado. “Nós estamos prontos para atender a todos estes trabalhadores. O curso carga horária total de 30 horas, das quais 25 teóricas e 5 com caráter prático. Em uma semana dá para concluir, por isso é rapidinho”, explicou Ferreira. 
Para Barreto de Melo, presidente do Sindmoto, o curso é primordial para que o motoqueiro tenha algumas noções básicas que podem salvar sua vida e protegê-lo de acidentes. Por exemplo, saber ficar atento aos pontos cegos do motorista de carro. No Rio Grande do Norte, revelou, apenas 104 profissionais já fizeram este tipo de curso. “Mas como é gratuito agora, a gente está vendo o interesse maior dos motofrentistas.” 

O Detran já está recebendo as inscrições para os cursos gratuitos destinados aos motofretistas e mototaxistas. Os interessados devem acessar o site www.detran.rn.gov.br e, através dos links ‘serviços on line’, ‘cursos motocondutores’, realizar o pré-cadastro. Em seguida, o órgão verifica se o profissional está dentro dos requisitos necessários e entra em contato com os que estão dentro do perfil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário