segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Detran realizará trabalho educativo com mototaxistas sobre mudanças na legislação


Detran realizará trabalho educativo com mototaxistas sobre mudanças na legislação
Novas regras devem ser seguidas por mototaxistas (Marcos Lima)Novas regras devem ser seguidas por mototaxistas (Marcos Lima)O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) irá realizar um trabalho educativo com relação às novas determinações para mototaxistas e motofretistas. Esse trabalho educativo deve perdurar pelos próximos quatro ou cinco meses, segundo o chefe de Gabinete do Detran/RN, Manuel Ferreira.
"Os equipamentos de segurança exigidos pelas novas normas já estão disponíveis no mercado e são: o colete refletivo, antena corta-pipa, protetor de pernas e motor, entre outros. Já o curso está sendo oferecido gratuitamente pelo Detran/RN. Esse período de quatro a cinco meses, acreditamos que será suficiente para que os profissionais se adéquem", esclarece o chefe de Gabinete.
O curso especializado para os mototaxistas e motofretistas está sendo oferecido na capital do Estado. Segundo Manuel Ferreira, ainda não há previsão para que o curso seja realizado em Mossoró. "Talvez na próxima semana, nós estaremos divulgando a realização do curso na cidade. É importante que os profissionais façam sua inscrição na página do Detran/RN na internet: www.detran.rn.gov.br. O curso é totalmente gratuito e há vagas para todos os mototaxistas e motofretistas", destaca.
No Rio Grande do Norte, segundo dados do Detran/RN, existem 15 mil mototaxistas e motofretistas. O curso especializado está sendo oferecido pelo órgão, em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). O curso tem duração de uma semana, com carga horária total de 30 horas, sendo 25 teóricas e cinco de caráter prático.
Entre os temas do curso especializado, estão aulas de direção defensiva e segurança no trânsito. As aulas são ministradas por instrutores do Detran, Polícia Militar, Sest/Senat e Potiguar Honda.
ara fazer o curso gratuitamente é necessário: ser maior de 21 anos; estar habilitado na categoria "A" há mais de dois anos; não estar cumprindo suspensão do direito de dirigir, cassação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como impedido de exercer seus direitos; ter o registro de atividade remunerada na CNH; caso não tenha registrado na CNH a atividade remunerada, se faz necessário abrir serviço para o registro da atividade remunerada e seus respectivos exames e abrir o serviço de alteração de dados para inclusão do curso na CNH.
As novas determinações partiram da Lei Federal 12.009/2009, que regulamentou o exercício das atividades de mototaxistas e motofretistas. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ligado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em reunião realizada na última quarta-feira, 20, rejeitou a proposta, feita pela Associação Nacional dos Detrans (AND), de realizar ações educativas para os profissionais, em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário